sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mostre a marquinha do bronzeado sem perder a classe

Escolha as roupas; os brilhos e a maquiagem para ficar sexy; e não vulgar

Tão gostoso quanto pegar um bronzeado é exibir por aí a cor do verão. As marquinhas claras, deixadas na pele, eliminam qualquer dúvida e indicam: os dias de sol estão realmente sendo aproveitados. O problema é que muita gente passa da conta e transforma sinais que têm tudo para ser sexy numa apelação vulgar.

Para que você não corra riscos de sofrer com a intoxicação de críticas feitas a você, fomos atrás de uma especialista em beleza e estilo. A maquiadora e cabeleireira Penelope Beolchi, da Lu Molinos & Agenciados, atua na área de moda e propaganda e conhece tudo sobre as tendências, sabendo antes o que vai colar em cada estação. Na entrevista abaixo, ela ensina como você faz para aproveitar o calor sem, jamais, perder a classe.

Existe alguma maneira de deixar a marca do bronzeado à mostra sem parecer vulgar?
Deixar a marca à mostra é sexy, mas isso não é elegante, nem fashion. Mostrar o bronzeado na praia, durante as férias, tudo bem. Mas na cidade, no trabalho ou para sair à noite com uma roupa de festa não é legal. A dica é ir trocando sempre o modelo do biquíni. Em alguns dias, a marquinha some.

Algum tom de roupa destaca mais o bronzeado? Se sim, quais?
Eu gosto bastante de tons pastéis e cítricos, rosa chiclete e, claro, o branco. O que está na moda agora também são os tons nude (variações de bege). Os tons de marrom e cobre também ficam lindos sobre o bronzeado.

Os cabelos e olhos interferem de alguma maneira na escolha das roupas?
Do mesmo modo que algumas pessoas ficam mais bonitas com determinadas cores no tom de pele usual, isso acontece quando há bronzeado. Uma pessoa de olhos claros ficará fantástica com tons de azul mais vibrante, com ou sem bronzeado. Uma morena de cabelos pretos fica bem de amarelo, mesmo sem estar bronzeada.

Pega mal usar blusas que deixam os ombros de fora, com marcas no lugar das alças?
Não, desde que a peça seja usada em ambientes informais e sem exageros (com uma calça de cintura baixa com a marca à mostra fica horrível). As blusas de um ombro só, que fazem um estilo meio displicente, são um exemplo de opção para mostrar a marquinha sem exagero.

Vale a pena passar base nas marcas de pele clara, escondendo a diferença?
Para esconder a marca do biquíni podemos usar um corretivo, base compacta cremosa ou mesmo uma base líquida com boa cobertura. Mas a escolha da cor é essencial: ela precisa ser idêntica ao bronzeado ou até um pouquinho mais escura, aplicada apenas sobre a parte clara. A Kryolan tem um produto para correções, usado até em casos de vitiligo, chamado Dermacolor. Ele resiste bem à água e corrige perfeitamente a marca do biquíni ou cobre uma tatuagem, por exemplo.

Roupas com brilho destacam o bronzeado?
Um pouco de brilho prata ou ouro velho, valoriza o visual bronzeado de verão, mas um vestido todo de paetê, por exemplo, é um exagero.

A maquiagem pode ajudar de alguma maneira?
Com certeza. A maquiagem na pele bronzeada deve começar com muito hidratante, deixando a pele bem cuidada. O efeito deve ser natural, com brilho e cores naturais, como os tons de marrom, laranja, cobre e dourados naturais. Na boca, prefira o gloss transparente ou em cores como damasco, cereja e chocolate. Cuidado com o pó compacto. Na pele bronzeada, ele deixa o look pesado e artificial. Tons de azul cintilante e cores de tom pastel também deixam o visual artificial. Vale caprichar no rímel também.

Produtos com efeito bronzeado devem ser usados?
A pele deve ser bem cuidada e protegida com bastante protetor solar e hidratante pós-sol. Esses produtos são uma boa alternativa quando a pele do rosto está muito mais clara do que o corpo. Para criar esse efeito, podemos escolher uma base dois tons mais escura que a pele natural da pessoa, os sprays ou ainda os pós bronzeadores. Para o corpo, eu prefiro os hidratantes com partículas refletoras de luz, que dão o toque final.

Escolha o decote que combina com seu peito

Redondo, quadrado, canoa ou em V, descubra o que valoriza o seu corpo

O decote alto e reto do longo preto Givenchy que a atriz Audrey Hepburn vestiu no filme Bonequinha de Luxo (1961) virou um clássico da moda. Décadas mais tarde, Julia Roberts deixava meio mundo aos seus pés em um vestido vermelho que evidenciava seu colo na cena deUma Linda Mulher (1990) em que ela vai assistir uma ópera. Mas não precisa ser diva do cinema para exibir elegância. Não importa a roupa ou a ocasião, o decote tem o poder de influenciar sua produção (para o bem e para o mal!).

O problema é que com tantos modelos, fica difícil escolher aquele que mais se adapte ao seu corpo. "O decote errado pode deixar a mulher mais gordinha ou até mesmo causar constrangimentos, como deixar o seio à mostra", explica a consultora de moda Ângela Valieira. A seguir, a especialista ensina a fazer a compra certa.

Seios pequenos

As mulheres que apresentam seios pequenos costumam reclamar e até sonham com o dia de colocar silicone, mas de acordo com a especialista, são elas que podem abusar dos decotes sem medo de parecer deselegante. "Quem tem pouco seio pode tudo. O peito pequeno é sinônimo de bom caimento para qualquer tipo de roupa. Os vestidos de festa superdecotados, por exemplo, ficam muito bem nelas", diz a especialista.

Seios médios

Quem apresenta este biótipo, também pode abusar dos decotes, mas tomando cuidado para não ficar com o visual vulgar. "Os decotes redondos, quadrados, canoa e em V ajudam a valorizar os seios médios, mas é preciso tomar cuidado para que eles não sejam muito profundos e acabem mostrando demais", diz Ângela. "Para não passar por nenhuma saia-justa, fica a dica de se olhar no espelho, de lado, para ver se o decote não está revelando mais do que você deseja e colocando o seu look em risco".


Seios grandes

A primeira dica para quem tem seios volumosos é acertar na escolha do sutiã. "Antes de pensar em decote é preciso escolher uma lingerie bem estruturada e com bom suporte. Os tecidos também precisam ser mais firmes, já que os finos e molengas não valorizam os seios", diz Ângela. "Decote canoa e decotes redondos, não muito profundos, disfarçam o excesso, enquanto os decotes em V pedem cuidado para não mostrar demais a comissão de frente avantajada e acabar deixando o look muito ousado. Uma dica é usá-los com uma blusa de decote quadrado por baixo criando uma linha reta que esconde os seios", ensina. "Cintura marcada, ou corte império (logo abaixo dos seios) são fundamentais para que os seios fartos não façam a mulher parecer gordinha", diz.

Tomara-que-caia
Decote marca registrada o verão, ele consegue deixar todos os seios mais bonitos e ainda alongar a silhueta. "Todas as mulheres podem investir no tomara-que-caia, mas o segredo está no tecido. Quem tem o seio pequeno pode optar por panos soltinhos e leves que deixam o visual elegante e não marcam o peito, já quem tem os seios médios pode optar por tecidos mais grossos que oferecem mais estabilidade", explica. "Para as mulheres de muito seio, o ideal são as peças que ofereçam muita sustentação. Existem versões que contam com um suporte especial para elevar os seios", explica a especialista.

No trabalho

Evite os decotes profundos. "O ideal é que o decote seja o mais discreto possível. Para essas ocasiões, devemos nos preocupar em deixar o visual mais neutro. Prefira os decotes retos, que são menos chamativos", diz Ângela.

Na balada
Se a ideia é evidenciar os seios, o decote em V é uma boa aposta. "O V profundo, em um tecido bem estruturado e com um pouco de brilho, é o ideal para esses momentos, já que valorizam os seios e transmitem um ar mais despojado para o look. Só precisamos tomar cuidado com a estrutura do tecido; os molinhos exigem atenção redobrada, principalmente na hora de dançar", explica a especialista.

Quando o decote fica vulgar?
"O decote se torna vulgar quando mostra mais do que deve. Para analisar se isso está acontecendo, incline-se um pouco para frente, em frente ao espelho, para perceber como será a visão de quem é mais alto que você", explica Ângela.

Decote x Sutiã
Está pensando em deixar o sutiã aparecendo no decote? Se for uma composição que tenha a ver com seu estilo e personalidade, está liberado, mas as chances de cometer deslizes e detonar o visual são enormes."A atitude pode denunciar vulgaridade ou desleixo", diz Ângela.


Pentes: saiba qual é o melhor tipo para cada cabelo

Largos, finos, com cabos longos, curtos, de plásticos, madeiras: há no mercado uma infinidade de pentes e com funções variadas. Muitas vezes, a diversidade é tanta que complicada na hora de adquirir este utensílio de beleza. Mas, com algumas dicas fica fácil escolher o modelo certo para cada fio de cabelo.

1) Qual o pente ideal para cada cabelo?
Lisos e finos: Geralmente para este tipo utilizamos pentes de madeira, porque este fio costuma estar ou ser muito elétrico e possuir uma estática (frizz) grande, em geral, os de madeira possuem dentes largos o que facilita o pentear, além de minimizar os arrepiados. Grossos e com volume: direcionamos os pentes de material plástico que são bem resistentes e com dentes abertos para facilitar a passagem dos fios e não quebrarem.
Ondulados: este cabelo merece uma atenção especial, pois geralmente este tipo de fio não é penteado diariamente, já que deixa o cacho irritado ou sem

forma. O melhor é, após a lavagem, penteá-lo uma única vez com o auxílio de um pente com dentes bem largos e de preferência de madeira para evitar arrepiados. Durante o dia, dar aquela ajeitada com as mãos é melhor.
Afros: o interessante é o cuidado constante, pois até mesmo no pentear pode quebrá-lo ou arrebentá-lo, então um desembaraçar suave para que isto não aconteça é o ideal. O pente tipo jacaré - com dentes em formato de gota - ajuda e muito, ou até mesmo, os modelos em garfo também não agridem este cabelo.

2) Qual a indicação do pente tipo garfo?
O pente garfo é para dar forma e soltar um cabelo muito crespo, além de ajudar a desembaraçar os cabelos afros que são sensíveis. Este tipo de pente foi muito usado nas décadas de 70 e 80, quando as discotecas lançaram a moda black power .

3) E em relação aos dentes: os largos são melhores para desembaraçar?
E por que as pontas dos dentes são arredondadas?
Sim. os dentes largos são melhores para desembaraçar, porque não seguram os fios permitindo-os que sejam penteados sem o uso da força. As pontas dos dentes são arredondadas para que as mesmas não machuquem o couro cabeludo e não causem fissuras nos fios. A distância dos dentes tem haver com cada tipo de cabelo e até mesmo para qual trabalho está sendo utilizado, pois nos casos do pente fino de cabo mais longo, ele geralmente é usado para trabalhos químicos, como coloração, já que ele consegue retirar finas mechas de cabelos para serem pintadas ou na separação para o brushing .

4) Quais pentes são mais indicados para modelar o cabelo?
Os pentes mais indicados para modelagem são os do tipo jacaré que possuem dentes específicos para este trabalho, além de possuírem um desembaraçador no seu cabo. Ele também ajeita os cabelos curtos e médios, após serem escovados.

5) E quanto ao cabo dos pentes? Há diferença entre os curtos ou longos, mais grossos ou finos?
Os cabos têm função de transmitir segurança e de definir o tipo de trabalho que será executado. Geralmente, os profissionais de beleza possuem este olho clínico e já sabem qual tipo de pente usar em cada cabelo. Eles facilitam o trabalho quando usados da maneira certa e se adequando à pegada. Não terem rebarbas e serem ergonômicos.

6) Por que dizem que os pentes de madeira ou tartaruga são os mais indicados?
Os pentes de madeira possuem um fator que os de plástico ficam a desejar que é a neutralização da estática. Do tipo jacaré são usados para dar acabamento nos penteados com escova, soltar uma franja e deixar o cabelo com um ar mais natural.

7) Como deve ser feita a conservação dos pentes? É preciso lavar após o uso entre uma pessoa e outra?
Usa-se água e sabão ou álcool? A conservação dos pentes deve ser feita regularmente, pois os usados por diversas pessoas precisam de uma assepsia maior. Lavar com o auxílio de um sabão neutro, após o uso entre indivíduos diferentes é o mais indicado, porque evitará problemas de pele. Não usar os dentes do pente para retirar cabelos presos nas escovas. Isso irá entortá-los.

Cansaço durante o treino sinaliza falta de preparo físico ou problemas de saúde

Hidratação, respiração, alimentação e período de descanso amenizam o problema

Um, dois, três, quatro. Quatro, três, dois, um! De novo: um, dois, três, qua-tro, trêeees, d-o-i-s.... Afê. Não aguento, chega! Parece engraçado, mas essa sensação de cansaço é muito comum e atrapalha muita gente na hora de treinar. Falta de preparo físico, respiração errada, pouco descanso, desidratação e alimentação incorreta são algumas das principais causas do problema. "Muita gente começa a treinar achando que a quantidade de exercícios interfere no resultado final e daí exageram na medida, descansam pouco, malham demais e assim comprometem a saúde", explica Valéria Alvim, personal trainer do MinhaVida.

"Se o problema é a falta de preparo físico, o treino tem que ser gradativo. Para que o aluno melhore o rendimento, não basta ficar sempre na mesma intensidade. É necessário que comece a receber pequenos estímulos para que a frequência cardíaca varie entre a alta e a normal. Só assim o condicionamento físico vai melhorar e o aluno vai poder dar adeus ao cansaço', explica o atleta Leandro Carvalho, especialista do MinhaVida. Logo abaixo, seguem as dicas para te ajudar a afastar a falta de pique e manter a forma.

O primeiro passo
Faça uma avaliação física antes de iniciar o treino. É por meio dela que detectamos problemas de saúde e descobrimos o treino mais adequado. A avaliação é simples e pode ser feita na academia, hospital, laboratório ou clube. "Com a avaliação, podemos programar a intensidade e a potência do treino, sem prejuízos para a saúde", diz Valéria. O programa de treinamento deve ser progressivo, ou seja, avançar de acordo com o nível de condicionamento físico e necessidade do aluno.

Você sabe como está a sua pressão?

A pressão sanguínea demonstra a resistência do seu coração. Se você tem um melhor condicionamento físico, em decorrência da prática regular de exercícios físicos, e segue uma alimentação balanceada, a pressão fica mais baixa. Por isso, o exercício é um ótimo aliado para prevenir e controlar a pressão alta. Durante o exercício físico, a pressão tende a subir, mas o nosso organismo se adapta a situação, permitindo a dilatação ou constrição dos vasos sanguíneos, ajudando a mantê-la estável. Se ela se alterar muito, é sinal de que tem algo errado com o seu organismo.

Nível de ferro
Um dos motivos para o cansaço que impossibilita a manutenção do nível de esforço pode ser a ocorrência de anemia, que caracteriza-se pela baixa quantidade de ferro no organismo. "O médico deverá interpretar o seu exame para decidir se você deve ou não malhar e qual seria a intensidade do treino", explica a personal.

Nível de colestero
l
Ele também indica como anda seu coração, e se as taxas de gordura no sangue não estão elevadas ao ponto de obstruir as artérias e aumentar a pressão sanguínea. "A malhação é mais do que adequada para combater o problema, porém, se feita na dose errada, pode trazer consequências sérias", alerta Valéria.

Gordura corporal
"Se os índices de gordura corporal forem altos, a tendência é que a pessoa sinta mais cansaço até voltar ao peso ideal. Valéria explica que nesses casos, o ideal é que treinador e nutricionista trabalhem juntos para não deixar que o atleta exagere na dose de exercícios e comprometa a saúde".

Depois do check up, o treino

1. Mantenha uma rotina de 4 a 6 vezes por semana de exercícios regularmente

2. Comece devagar, faça exercícios de 3 a 4 vezes por semana em dias alternados e vá aumentando a intensidade e os dias de exercício.

3. Faça um bom aquecimento antes dos exercícios e alongamento depois do treino

4. Beba água na quantidade certa. A hidratação é fundamental para repor líquido e nutrientes, perdidos durante os exercícios. "Muitas pessoas perguntam qual a quantidade de água ou isotônico a ser tomada durante o exercício. Há uma recomendação de tomar 200 ml cerca de 1 hora antes dos exercícios, de 80 a 120 ml a cada 15 minutos de exercício e até 1 litro depois dos exercícios, em pequenos goles, mas não dá para generalizar", diz Valéria.

5. Use roupas e calçados apropriados para a atividade que você irá fazer. As roupas devem ser leves. Se forem pesadas e muito quentes, poderão aumentar o cansaço durante o exercício. O mesmo serve para os calçados. Se forem inadequados, poderão incomodar e até machucar os pés durante e depois do exercício e causar cansaço em excesso.

6. Use boné, óculos e protetor solar se você estiver treinando na rua e prefira um horário em que o sol está mais fraco

7. Respeite o seu limite e período de descanso de acordo com o seu nível de condicionamento físico e a atividade praticada. "Investir pesado não significa resultados mais rápidos, ao contrário, o descanso é fundamental para alcançar suas metas", alerta Valéria.

8. Respire pela boca, pois há um maior fluxo de oxigênio. Quanto mais intenso, mais curta se torna a respiração. É importante fazer exercícios respiratórios para melhorar o seu fluxo respiratório. A yoga é uma boa dica para melhorar a respiração


Ex-top model é eleita a parisiense do ano e desbanca Carla Bruni

A ex-top model Inès de la Fressange, de 52 anos, é a parisiense do ano, segundo pesquisa realizada pelo jornal francês Le Figaro, desbancando a primeira-dama francesa, Carla Bruni.

A pesquisa foi lançada no site da publicação no começo do mês e o resultado foi divulgado no suplemento de cultura Le Figaroscope, nesta semana.

Inès, que é consultora de Jean-Paul Gautier e da Maison Roger Viver, foi escolhida por 29,5% dos leitores, enquanto Bruni ficou em quinto lugar, com 8,6% dos votos.

Entre os comentários postados pelos leitores, Inès, que é filha de um nobre francês com uma modelo argentina, foi elogiada por sua "classe", "cultura notável" e "corpo perfeito".

A segunda colocada na votação foi Emma de Caunes com 15,92%, Chiara Mastroiani (13.04%) e Valérie Lemercier (10,46%) também ficaram à frente da primeira-dama. As demais escolhidas foram Sandrine Kiberlain, Helena Noguerra, Sylvie Testud e Arielle Dombasle.

Nos anos 1980, Inès foi a primeira modelo a assinar contrato de exclusividade com uma Maison, tornando-se musa de Karl Lagerfeld na Chanel. A parceria durou até 1989 com uma briga entre eles.

Record produz versão de "Project Runway"


A apresentadora Ana Hickmann gravou no último final de semana, em um hangar em Sorocaba, as primeiras chamadas para a versão nacional do reality show "Project Runway", que apresentará na Record.

"Somos diferentes", diz Gianne Albertoni sobre Ana Hickmann
Ana Hickmann diz brigar "de igual para igual" com a concorrência
Ana Hickmann toma susto em gravação na República Dominicana

A Folha Online apurou que programa entrará na grade da emissora a partir do ano que vem. Apesar de ter o direito do formato no Brasil, a Record faz mistério e não confirma a estreia.

"Project Runway" é um reality show de moda que traz jovens estilistas mostrando suas produções. A versão original é apresentada pela modelo Heidi Klum e está atualmente em sua sexta temporada.

O estilista vencedor ganha sua coleção publicada em um editorial de moda além de uma quantia em dinheiro.

No Brasil, a atração é exibida pelo canal pago "People & Arts".

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dez motivos que mostram que ser morena é o máximo


Quem estabeleceu esta lista com os dez motivos foi o site The Frisky, mas ela é tão boa que não poderíamos deixar de concordar com ela e colocá-la aqui para você. Pode falar o que quiser, mas aquela história de “as loiras se divertem mais” não passa de uma mentira deslavada. Dizer que as loiras se divertem mais teria o mesmo peso de dizer que as loiras são burras – estereótipo sem sentido, certo?

Então aqui vão dez motivos para você ter certeza de que ser morena é o máximo e que tingir o cabelo de loiro não está com nada:

1 – Retocar raiz? Não, a morena nunca tem este problema!

2 – Um estudo da Garnier mostrou que as morenas têm o dobro das chances de ganhar mais dinheiro do que as loiras.

3 – As morenas ficam bem com qualquer cor de acessórios – azul, vermelho, verde, amarelo e por aí vai. Nada vai ficar apagado demais.

4 – Brilho poderoso – a loira falsa costuma ter cabelo danificado pela química, enquanto a morena natural costuma ter cabelo encorpado, sedoso e brilhante.

5 – A morena pode alegar que grandes ícones do cinema eram morenas com orgulho – vide Elizabeth Taylor e Katherine Hepburn!

6 – Falando nisso, a desculpa de citar Marilyn Monroe e Brigitt Bardot como modelos de loira também não vale – sem a tintura elas eram morenas interessantíssimas do mesmo jeito.

7 – James Bond prefere as morenas. É sério.

8 – Setenta e um por cento dos homens acredita que as morenas são esposas melhores. Talvez seja por causa da história das loiras saírem se divertindo mais por aí...

9 – As pessoas levam as morenas mais a sério. Sim, por causa de um preconceito bobo de achar que as loiras são burras e as morenas são inteligentes, mas fazer o quê – elas são levadas mais a sério sim.

10 – As morenas economizam muito mais no salão – em tempo e em dinheiro. Se for pensar assim, o tempo livre é maior e a carteira está mais cheia para gastar, então a lógica seria dizer que as morenas podem se divertir muito mais...

Dicas para manter um cacheado perfeito


Já cansamos de dizer que quem tem cachos deve ter orgulho deles e mostrá-los por aí, mas concordamos que nem sempre é fácil assumir os cachos. No entanto, tratá-los bem não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, é só seguir algumas dicas – e aqui vão mais algumas delas.

Procure produtos para cabelos cacheados sem álcool. Os cachos são mais frágeis e secos que os fios lisos e o álcool resseca mais ainda o cabelo.

Sempre que possível, seque os fios naturalmente – dê um descanso para o seu secador! Depois de seco, não penteie mais até a próxima lavagem. E não se esqueça, use somente pentes largos e aposente de vez a escova.

Não lave o cabelo todos os dias para evitar mais ressecamento e frizz. Quando não for dia de lavar, umedeça um pouco os fios com água morna e passe condicionador leave-in. Assim, o seu cabelo fica cheiroso, ajeitado e com os óleos naturais intactos.

Homem se rende ao botox para rejuvenescer

Homem que não se preocupa com a aparência e com a beleza é coisa do passado. Hoje em dia, além de gostarem de moda, de se vestirem bem; se interessam também pelo universo da beleza, do culto ao corpo e ao rejuvenescimento. Para isso, venceram o medo das agulhas, e retornam fielmente às consultas para se submeterem aos procedimentos invasivos, como o botox para rejuvenescer.

Esse consumidor, o homem é altamente focado, pois uma vez que decide rejuvenescer, é absolutamente fiel e obstinado para obter e manter os resultados. Ao contrário do que pensamos, os homens são os melhores pacientes. Sentam-se na maca de procedimento e corajosamente dizem: “Faz”. As mulheres têm um comportamento muito diferente.

Botox para rejuvenescer o homem

Nós médicas dermatologistas nos transformamos em consultores da vontade de rejuvenescer do homem. Por quê? Há anos oferecemos tratamento especial para o homem. As necessidades, características, discrição e mudança de hábitos tanto sociais como no trabalho (competitividade, aparência de uma pessoa bem-sucedida, que tem tempo e condição financeira para se cuidar) transformaram os costumes e necessidades dos homens, que agora querem rejuvenescer.

Homem responde mais rápido ao botox para rejuvenescer

A pele masculina é bastante diferente da pele feminina e responde muito rápido aos tratamentos tópicos e aos realizados em cabine (estéticos) mais superficiais. Por quê? Assim como os preenchedores, a toxina botulínica (botox) traz resultados quase imediatos e duradouros. Além disso, a pele dos homens é mais espessa e, por isso, dificilmente se percebem os pequenos pontos de sangramento (roxo) pós-procedimento.

Na hora de rejuvenescer, o que os homens querem?

Os homens brasileiros, na grande maioria, preferem resultados discretos que trazem um rejuvenescer discreto e, para nós dermatologistas, tratar menos a testa dá mais charme (as fotos dos maravilhosos ícones de beleza mostram que todos têm rugas na testa e, quanto mais velhos ficam, mais sensuais).

Sobre o botox

O uso da toxina botulínica (botox) traz um rejuvenescer natural. A segurança na escolha do produto é muito importante, pois a dose usada para o tratamento dos músculos de expressão do homem é maior do que na mulher, podendo chegar ao dobro.

Em alguns casos, são necessárias duas sessões seguidas para obter um melhor resultado de rejuvenescimento. Hoje, o paciente masculino não tem mais receio de solicitar o tratamento do “visual” diretamente ao dermatologista. Todos nós sabemos que isso não muda a “masculinidade”. Ao contrário, mostra que o homem finalmente está se dando o direito de cuidar da imagem, querendo rejuvenescer e deixando para trás a idéia de ser apenas um trabalhador que supre a família.

Tire suas dúvidas sobre silicone

Mitos e verdades sobre a prótese de seios: materiais, tamanhos, riscos cirúrgicos e mais!

Foi-se o tempo em que a marca registrada da mulher brasileira eram os seios pequenos e quadris largos. Com a mudança dos padrões de beleza que atingiu o mundo todo, a moda é ter seios fartos e sensuais. Com inspiração em celebridades que exploram esses atributos, a mulherada lota os consultórios médicos em busca do seio perfeito. O resultado é que o implante de prótese de silicone nos seios é hoje uma das cirurgias plásticas mais procuradas no país, junto com a lipoaspiração. Mas será que vale a pena?

De acordo com o cirurgião plástico Edmar Fontoura, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e responsável pela Clínica Plastiké, no Rio de Janeiro, 90% das cirurgias de implante de silicone atuais têm fins estéticos - apenas 10% são para a reconstrução de mama. "A busca cresceu muito nos últimos anos, tanto entre mulheres que querem aumentar os seios quanto aquelas que desejam corrigir uma queda", afirma. Mas é preciso atentar para a idade mínima para se submeter à cirurgia, por volta dos 16 ou 17 anos. Dependendo do desenvolvimento do corpo da paciente, pode ser preciso esperar mais um pouco.

Qual o tamanho ideal?

Inicialmente, as próteses para seios eram recheadas com silicone líquido e casos de ruptura ou vazamento eram comuns. Hoje são feitas com gel de silicone coesivo, que não vaza e, portanto, são muito mais seguras, e com revestimento de poliuretano, igualmente firmes e confiáveis. Os tamanhos variam de 135ml a 500ml. O ideal é que o resultado fique o mais natural possível.

As formas também são diversas:

- A prótese de perfil baixo tem cerca de dois centímetros de altura e possui uma base mais larga. É mais indicada para quem quer ficar com o colo mais cheio, mas não quer que o peito fique muito para a frente. Discreta, é pouco usada nas cirurgias.
- A de perfil alto, campeã de preferência entre as brasileiras, tem aproximadamente cinco centímetros de altura e projeta os seios para a frente, sem preencher muito a região do colo.
- A prótese anatômica tem a forma de uma gota e é mais indicada para quem tem mamas com formas bem definidas e só deseja aumentar um pouco o tamanho. Segundo o Dr. Edmar, é mais usada nas cirurgias de reconstrução da mama, sem fins estéticos.

Antes da cirurgia


A parte mais importante de todo o processo é o pré-operatório. O primeiro passo é escolher um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Jamais faça a cirurgia em locais clandestinos ou por pessoas não habilitadas: os riscos de complicações e morte não compensam a economia. A busca por um médico de confiança precisa ser feita com calma. "Visitei uns quatro médicos, todos indicados por pessoas que conheço, antes de tomar a decisão", conta Kelly Teixeira, 36 anos, decoradora. O mesmo cuidado foi tomado pela pedagoga Denise Lima, de 33. "Tive algumas indicações de amigas que já tinham feito, pesquisei na internet, conheci todos os médicos, mas acabei escolhendo o que soube me explicar mais sobre o assunto", diz.

Definido o cirurgião, é necessário conversar francamente, tirar todas as dúvidas e ouvir as orientações. Será preciso passar por uma rigorosa avaliação do perfil físico e psicológico, além de exames de sangue e avaliação cardiológica. A escolha da prótese ideal deve ser tomada em conjunto com o médico, de acordo com as proporções do corpo. São levados em conta a estatura, a anatomia do tórax, o conteúdo mamário e até o tipo de pele. Para ajudar, são mostradas fotos de pessoas que passaram pela cirurgia, mostrando como era antes e como o seio ficou depois.

Na consulta, o médico deve explicar como é feita a colocação da prótese. Existem três opções de incisão, a infra-mamária (na dobra embaixo da mama), periaureolar (geralmente na parte de baixo dos mamilos) e pelas axilas. Em geral, o corte é discreto, de quatro a cinco centímetros, dependendo do tamanho da prótese - se ela for muito grande, o corte será maior. Já a anestesia pode ser geral ou local, mas isso deve ser discutido no consultório após a realização dos exames pré-operatórios.

Os riscos da cirurgia são poucos, mas devem ser explicados tintim por tintim. Além da infecção hospitalar, podem ocorrer hematomas e endurecimento dos seios. Endurecimento? Como assim? Bem, em algumas mulheres pode acontecer de o corpo "estranhar" a presença do implante no seio, formando uma cápsula fibrosa ao redor dele. Se ela ficar dura, vai contrair o implante, mudando o formato do seio. Segundo o médico, são poucos os casos em que isso acontece. "De 2% a 4% das mulheres acabam apresentando esse problema, mas ele pode ser corrigido com uma nova cirurgia. Nos casos em que o endurecimento for mais severo, recomenda-se a retirada da prótese e a colocação de uma nova", observa.


Mitos e dúvidas

Entre as perguntas mais comuns de quem opta pelo implante, duas chamam bastante atenção. Uma delas se refere à amamentação. Será que dá para amamentar normalmente usando a prótese? Dá, sem problemas. Os implantes são colocados abaixo do tecido glandular mamário, por isso não têm a menor interferência no aleitamento.

Outra preocupação é relacionada ao câncer de mama. Ao contrário do que se pensa, as próteses não atrapalham a identificação de um tumor - nem durante o autoexame, feito em casa, tampouco durante exames mais complexos, como a mamografia. Também é mito, segundo especialistas, que as próteses provoquem a doença. Isso não significa que a mulher deva se descuidar do controle. Com ou sem prótese, é preciso fazer o autoexame regularmente e visitar o médico para detectar precocemente o câncer.

A validade das próteses também é bastante questionada. Em geral, elas têm dez anos de garantia, porém as mais modernas, feitas de gel coesivo, duram muito mais tempo e só precisam ser trocadas se houver algum problema. Mesmo assim, seja qual for o tipo da prótese, após uma década é preciso fazer acompanhamento anual com exames de ultrassom e mamografia.

Depois de feitas todas as escolhas e pesar os prós e contras, é hora da cirurgia. O procedimento costuma ser relativamente rápido, dependendo da técnica: em média 90 a 120 minutos. No final, é colocado um curativo compressivo e, por cima, um sutiã especial. A paciente nem precisa ficar internada, pode voltar para casa no mesmo dia, após algumas horas de descanso na clínica ou hospital. Os pontos serão tirados em até dez dias.

Como em toda recuperação de cirurgia, é normal sentir dor após a colocação do implante, especialmente nos cinco primeiros dias. Algumas mulheres sentem mais, outras menos.


"Fiquei com um dreno durante três dias, por recomendação do médico para evitar infecção. Foi um show de horror, doía demais. Coloquei a prótese embaixo do músculo e acabei não tendo força para deitar e levantar sozinha, nem para apertar o botão da descarga. Tive de ficar na casa da minha irmã, sendo cuidada por ela durante dez dias", lembra Denise Lima. Já a redatora técnica Stella Souto, de 33 anos, teve uma recuperação tranqüila. "Tive de me preocupar somente com os cuidados de praxe: não pegar sol ou dirigir por um mês, duas semanas dormindo de barriga pra cima, aplicação de pomadas na cicatriz. Nada fora do usual", comenta.

Evitar fazer esforço físico ajuda bastante na recuperação. "Nos dois primeiros dias, a paciente não pode se mexer muito. Porém, de 48 a 72 horas após a cirurgia, ela já pode ter vida normal. Movimento previne o endurecimento, então é bom retomar as atividades cotidianas imediatamente após esse período", assinala o Dr. Edmar.

Para cada mulher, um resultado

A transformação física e emocional de quem coloca silicone é grande. Afinal, a mudança mexe com a autoestima. Mas a reação varia de mulher para mulher. "Mais de um ano após a cirurgia, ainda tenho alguns incômodos porque uma das próteses desceu meio centímetro a mais do que deveria e isso causa umas repuxadas no lugar da cicatriz. Ainda hoje, quando faço musculação, sinto um pouco do movimento do silicone, mas nada que incomode. De qualquer forma, estou planejando voltar ao médico para fazer uns ajustes. Sinto que, com a prótese, o corpo ficou mais harmônico, mas não ficou perfeito como eu gostaria", queixa-se Denise.

Para Stella, a mudança foi positiva. "Agora as próteses são parte de mim. Como não há incômodo, às vezes até esqueço que meus seios não foram sempre assim. A maior mudança é psicológica, pois a gente passa a se sentir mais mulher, mais feminina", avalia. Kelly, que fez a cirurgia depois de amamentar trigêmeos, também não tem do que reclamar. "Adoro como meus seios ficaram. Deu um upgrade na minha autoestima, eu recomendo", diz.

Sarah Jessica Parker na Halston?

Sarah Jessica Parker, de 44 anos, atriz norte-americana que dá vida à personagem fashionista Carrie Bradshaw, de Sex and The City, fashionista que segue influenciando a indústria da moda, teria recebido uma proposta da Halston para ser a nova modelo da etiqueta. Tais especulações estão sendo divulgadas pela imprensa internacional especializada.

Parker teria assinado um contrato de um milhão e meio de dólares para tentar fazer com que a marca volte em fim à baila.

Preferida do jet-set americano na década de 1970 e usada por nomes como Jackie Onassis (1929-1994), Bianca Jagger, Anjelica Huston, Lauren Bacall e Liza Minnelli, foi relançada em 04 de fevereiro de 2008, durante a Semana de Nova York, temporada outono-inverno 2008/09, mas, ao contrário do que esperava o atual proprietário, o produtor de cinema e ex-chefão dos estúdios Miramax, Harvey Weinstein, a grife ainda não voltou a fazer o mesmo sucesso de antes.


Em março de 2007, o executivo desembolsou 22 milhões de dólares pelo negócio.

Os novos anúncios estariam sendo preparados para serem lançados no ano que vem junto Sex and The City, o filme, parte 2 – que já está sendo rodado em Nova York. Durante as filmagens, Carrie Bradshaw foi fotografada usando peças da coleção primavera-verão 2010 da etiqueta.

Seu atual diretor-criativo é o estilista britânico Marios Schwab, que a assumiu depois que o Marco Zanini pediu demissão em julho do ano passado. O italiano ficou no posto apenas um ano.

Mini-coleção de camisas-pólo que brasileiros assinaram para Lacoste será lançada em novembro

A mini-coleção de camisas-pólo que os Irmãos Campana criam para a Lacoste chegará às lojas da grife francesa no dia 1° de novembro. O anúncio de que os designers brasileiros haviam fechado a parceria foi feito na primeira quinzena de julho, mas a data de lançamento só divulgada agora.

Ao todo, são quatro modelos: um deles terá edição de 20 mil exemplares. Já outro, extraexclusivo, será feito sobmedida e com apenas 24 unidades.

No meio termo, com 250 exemplares cada um, encontram-se um feminino (inspirado nas trepadeiras Lianas - plantas nativas de matas tropicais) e um masculino (inspirado nas Anavilhanas - próprias da Amazônia).

Esses dois últimos foram confeccionados no Brasil e, mais especificamente, com caráter social e em parceria com a Coopa-Roca - a ONG de artesãs e costureiras que fica na comunidade da Rocinha (zona Oeste do Rio).

Em 08 de outubro do ano passado, a Melissa lançou a linha Corallo, composta por um modelo de bolsa e sapatilha também criadas pelos Campana.

Vogue francesa é acusada de racismo pela imprensa internacional

A Vogue francesa foi acusada de racismo por ter publicado um editorial de moda com a modelo holandesa Lara Stone, que tem a pele branca, mas que foi pintada de negra. A acusação foi feita pelo jornal britânico Guardian e pelo blog Jezebel.

A rede de TV norte-americana CNN também reportou o fato e entrevistou ao-vivo a editora do blog, Jenna Sauers.

Das 13 páginas do ensaio, Stone aparece pintada em quatro. As imagens fazem parte da edição de outubro da revista e foram clicadas pelo fotógrafo Steven Klein. Teriam sido idealizadas por Carine Roitfeld, a editora da publicação. O texto que as acompanha não revela o motivo da modelo branca ter sido pintada como negra.

"O que Klein e Roitfeld deveriam saber é que pintar pessoas brancas de negro para o entretenimento de pessoas brancas é ofensivo”, protestou o Jezebel. Na mesma linha, o Guardian escreveu que “a revista foi longe demais”. Para o jornal, o ensaio é “tão perplexo quanto ofensivo”.

"É horrível; não outra palavra que possa descrevê-lo”, afirmou ao Guardian, Nana A Tamakloe, fundadora da Confidence Model Management (agência que trabalha com modelos negras).

De acordo com o tablóide britânico The Daily, a Vogue francesa afirmou que as fotos não são ofensivas. A revista teria, entretanto, evitado fazer comentários adicionais sobre o assunto.

Dita Von Teese fará show no Brasil

A atriz burlesca Dita Von Teese, ex-mulher do cantor Marilyn Manson, fará uma apresentação no Brasil no dia 28 de outubro.

O show "Be Cointreauversial", que acontecerá em São Paulo com o patrocínio de uma marca de licor, será fechado para convidados.

Hoje de manhã, ao ser questionada no Twitter por uma brasileira sobre sua vinda ao país, Dita confirmou o show.

"É verdade, estou indo para o Brasil. Nunca estive lá", disse a atriz, completando que deve lançar uma promoção para sortear ingressos para a performance.

Dita Von Tesse é conhecida por seu visual pin-up e suas performances em espetáculos de de "pornô soft" e fetichistas. A atriz e Manson se casaram em novembro de 2005 e se separaram em 2007.