terça-feira, 19 de outubro de 2010

3 dúvidas sobre depilação íntima

O ritual não é dos mais agradáveis, mas muitas mulheres não abrem mão dele em nome do conforto. A ginecologista Flávia Fairbanks e a dermatologista Paula Penna, ambas de São Paulo, esclarecem as questões mais frequentes sobre o assunto.

1. Posso remover todos os pêlos?

Não é bom, já que eles são uma barreira contra a entrada de resíduos de fezes e urina na vagina e no ânus, o que pode causar infecção. Por outro lado, pelos em excesso, às vezes, favorecem o acúmulo dessas substâncias e dificultam a higiene, facilitando a proliferação de microrganismos.

2. Corro o risco de pegar alguma doença de pele?

A cera resseca, aumentando o risco de alergia e infecção. Por isso, depois da depilação hidrate a região (só externamente!). Mas cuidado, porque o maior perigo é a procedência da cera: se não for descartável, vira foco de fungos e bactérias que podem provocar vários tipos de infecção.

3. Por que dói mais quando estou menstruada?

Tem a ver com a liberação de uma substância inflamatória (a prostaglandina) antes e durante a menstruação. Nas mulheres com tendência a reter líquidos nesse período, o inchaço comprime as terminações nervosas, aumentando a sensibilidade à dor.

0 comentários:

Postar um comentário